Olá, tudo bem?
Rede social tem dessas coias, né?
Há pouco tempo fui surpreendido, através do messenger do facebook com um pedido de uma atriz e escritora que possui um canal de vídeos no Youtube sobre teatro, cinema e literatura (mas ao ver o canal, vi que fala de muitas outras coisas...). Não nos conhecemos, mas ela pediu para que eu me inscrevesse em seu canal e enviou o link.
Bem, o canal é bem bacana! Os vídeos são muito bem produzidos, tanto no que tange o audiovisual quanto o conteúdo. Porém ela comete alguns erros que prejudicam o andamento do canal.
Resolvi aproveitar a oportunidade para listar alguns desses erros para servir de alerta para ela e também pra você.
Mas quais são os erros?
1) A abordagem: Ela me enviou, sem nenhum contato prévio, um link para um de seus vídeos e quase implorou para que fizesse a minha inscrição no canal. #bolafora
2) Preocupação exacerbada com o número de likes e inscrições em vez de priorizar um conteúdo relevante de verdade. Ter muitas de inscrições é bom, claro, mas se essas inscrições vierem de um público-alvo qualificado! Pai, mãe, tio.... devem curtir o canal, mas é preciso criar uma audiência e, para isso é preciso definir pra qual público falar!
3) Foco principal no Produto (no caso, os vídeos). As pessoas não se preocupam com os vídeos, mas sim com a mensagem que é passada, seja uma dica ou uma reflexão. É preciso que essa mensagem fale com a pessoa certa. Voltamos para a definição de público-alvo.
4) Dificuldade para conseguir inscritos. Sim, quando você pede, implora, pra qualquer pessoa curtir o seu canal você ganha números, mas não ganha audiência. Você precisa de pessoas que queiram o que os seus vídeos podem fazer por elas. Um exemplo: se o meu canal é um canal com dicas para pessoas que tem cães em casa, eu tenho que atingir essas pessoas. Não adianta eu pedir pra pessoas que não gostam de animais ou que até gostem, mas tenham gatos e não cães, curtirem. Ok?
5) Título dos vídeos não convidam a pessoa pra assistir. Geralmente burocráticos, não instigam a pessoa a clicar e, cá entre nós, com o acervo imenso que temos no Youtube, bobeou a pessoa clica no vídeo ao lado...
6) O desconhecimento de técnicas de Marketing para impulsionar os vídeos e conseguir seguidores. Uma dica nesses casos é veja o que os grandes estão fazendo. Inspire-se, pelo menos no começo, no que já vem dando certo, até achar a fórmula certa pra VOCÊ e o seu canal.
7) Falha no impulsionamento. As redes sociais (facebook, instagram...) e as novas técnicas de Marketing estão aí pra ajudar a você propagar a sua mensagem em escala global. É preciso o domínio das ferramentas para que você tenha o verdadeiro sucesso.
Depois de um breve bate-papo e uma mini-consultoria express, ela captou a mensagem! Agora é fazer esses ajustes e o sucesso vai vir com certeza!!
Vamos ver como ficam os vídeos daqui por diante!!
Desejo de verdade muito SUCESSO ao canal, como desejo a todos os meus alunos!!
Falando nisso, já viu o caso da nossa aluna que aumentou em 300% os resultados da empresa onde trabalha? Ela participou dos nossos cursos de Administração de Marketing e Marketing Digital no Unilasalle, em Niterói - RJ.
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SUCESSO SEMPRE!!
Até a próxima!
Antonio Latempa
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