Como um Plano de Marketing pode ajudar você a obter os melhores resultados

Olá, empreendedor!

Você tem um negócio, mas não sabe como divulgá-lo de forma potencial?

Você é um profissional liberal ou um prestador de serviço e deseja prospectar novos clientes ou fidelizar os atuais e assim obter seus melhores resultados?

Precisa produzir estratégias eficazes para agregar VALOR a produtos e serviços e com isso gerar mais vendas e aumentar os seus LUCROS?

Saiba como um bom plano de marketing pode lhe ajudar!!





Um bom Plano de Marketing é dividido em #04 etapas fundamentais a serem definidas pelo gestor que são:

1. Planejamento

2. Implementação

3. Avaliação

4. Controle


Dentro das 4 etapas a mais importante é justamente a primeira etapa: o planejamento. 

É no planejamento que definimos a análise do ambiente em que a empresa está inserida, os aspectos mais relevantes como concorrência, economia, clientes, estratégias de preço, definição de marca e valor agregado, definição dos pontos fortes e fraquezas, estar preparado para anteceder as oportunidades do mercado.



Como pensa o meu cliente, o que ele deseja, quanto ele quer e pode pagar, são indagações que o empresário precisa saber resolver ao montar o seu planejamento.


Na fase de planejamento devemos:

  • ·         Formular um sumário executivo com as idéias discutidas
  • ·         Estudar e conhecer o ambiente interno e externo relativos ao negócio
  • ·         Desenvolver os pontos fortes, gerando novas oportunidades de negócio
  • ·         Combater as fraquezas e ameaças
  • ·         Definir o seu público-alvo, o seu cliente potencial
  • ·         Nos posicionar no mercado de forma adequada e realista
  • ·         Definir parâmetros de marca, o que ela pode sugerir aos olhos do seu cliente
  • ·         Traçar metas e objetivos
  • ·         Trabalhar as estratégias de marketing mix: produto, preço, praça e promoção

Na fase seguinte chegou a hora de por a mão na massa e seguir a implementação efetiva de como e quando será realizado, que metodologia seguir, quem será o responsável e qual será o custo financeiro do plano de marketing.


As fases de avaliação e controle são formas de mensurar o que está dando certo e errado em relação às metas planejadas e o resultado  das ações implementadas. Dentre os padrões de desempenho para avaliação e controle temos:

  • ·         Pesquisa de satisfação do cliente interno e externo
  • ·         Avaliação periódica de desempenho de equipe
  • ·         Faturamento projetado e realizado
  • ·        Medidas corretivas ao longo da execução



O plano de marketing é sem dúvida uma estratégia essencial para o sucesso de qualquer negócio, pois direciona todo o pensamento estratégico em relação às inúmeras variáveis e dificuldades que temos em nossa empresa.



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Um abraço,

Até a próxima!

Antonio Latempa
Rodrigo Nascimento




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