Olá, empreendedor!
Você tem um negócio,
mas não sabe como divulgá-lo de forma potencial?
Você é um profissional liberal ou um prestador de serviço e deseja prospectar novos clientes ou fidelizar os atuais e assim obter seus melhores resultados?
Precisa produzir estratégias eficazes para agregar VALOR a produtos e serviços e com isso gerar mais vendas e aumentar os seus LUCROS?
Precisa produzir estratégias eficazes para agregar VALOR a produtos e serviços e com isso gerar mais vendas e aumentar os seus LUCROS?
Saiba como um bom plano
de marketing pode lhe ajudar!!
Um bom Plano de Marketing é dividido em #04 etapas
fundamentais a serem definidas pelo gestor que são:
1. Planejamento
2. Implementação
3. Avaliação
4. Controle
Dentro das 4 etapas a mais importante é justamente a primeira
etapa: o planejamento.
É no planejamento que definimos a análise do ambiente em
que a empresa está inserida, os aspectos mais relevantes como concorrência,
economia, clientes, estratégias de preço, definição de marca e valor agregado,
definição dos pontos fortes e fraquezas, estar preparado para anteceder as
oportunidades do mercado.
Como pensa o meu cliente, o que ele deseja, quanto ele quer e
pode pagar, são indagações que o empresário precisa saber resolver ao montar o
seu planejamento.
Na fase de planejamento devemos:
- · Formular um sumário executivo com as idéias discutidas
- · Estudar e conhecer o ambiente interno e externo relativos ao negócio
- · Desenvolver os pontos fortes, gerando novas oportunidades de negócio
- · Combater as fraquezas e ameaças
- · Definir o seu público-alvo, o seu cliente potencial
- · Nos posicionar no mercado de forma adequada e realista
- · Definir parâmetros de marca, o que ela pode sugerir aos olhos do seu cliente
- · Traçar metas e objetivos
- · Trabalhar as estratégias de marketing mix: produto, preço, praça e promoção
Na fase seguinte chegou a hora de por a mão na massa e seguir
a implementação efetiva de como e quando será realizado, que metodologia seguir,
quem será o responsável e qual será o custo financeiro do plano de marketing.
As fases de avaliação e controle são formas de mensurar o que
está dando certo e errado em relação às metas planejadas e o resultado das ações implementadas. Dentre os padrões de
desempenho para avaliação e controle temos:
- · Pesquisa de satisfação do cliente interno e externo
- · Avaliação periódica de desempenho de equipe
- · Faturamento projetado e realizado
- · Medidas corretivas ao longo da execução
O plano de marketing é sem dúvida uma estratégia essencial
para o sucesso de qualquer negócio, pois direciona todo o pensamento
estratégico em relação às inúmeras variáveis e dificuldades que temos em nossa
empresa.
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Um abraço,
Até a próxima!
Antonio Latempa
Rodrigo Nascimento
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